O Ministério da Saúde convocou nesta quinta-feira (24) seu Gabinete Permanente de Emergências para monitorar a situação das áreas afetadas pelas enchentes em Pernambuco e Alagoas. O monitoramento será feito periodicamente por técnicos de 15 departamentos do Ministério da Saúde, além de representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
A primeira reunião do gabinete ocorreu na manhã desta quinta-feira, para identificar as ações prioritárias nas áreas alagadas. Na próxima segunda-feira (28), em horário ainda a ser definido, os técnicos do ministério voltam a se encontrar, em uma sala de situação instalada no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), na sede do Ministério. Na ocasião, serão feitas videoconferências com as secretarias estaduais de Saúde de Pernambuco e Alagoas, para acompanhar e coordenar os trabalhos das equipes de saúde nas áreas afetadas. Este é o mesmo gabinete de crise que foi acionado quando surgiu a gripe H1N1, em abril de 2009.
Uma das decisões do gabinete de crise foi o envio aos estados, nesta quinta-feira, mais de 600 mil doses de vacinas de febre amarela, anti-rábica, tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba); BCG intradérmico; hepatite B; tríplice DTP (contra difteria, tétano e coqueluche); dupla viral adulto (contra difteria e tétano), DTP acelular (DTPa), meningocócica conjugada, pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, hemófilos e poliomielite) e rotavírus humano.
Já chegaram aos estados 16 toneladas de medicamentos e um reforço de 105 profissionais de saúde coordenados pelo Ministério da Saúde.
ACESSE FOTOS DA DISTRIBUIÇÃO DOS MEDICAMENTOS ENVIADOS A ALAGOAS
Estou me colocando à disposição das autoridades dos Governos Federal de Alagoas e Pernanbuco qto a ajuda na reabilitação do Cenário dos desastres que ocorreu.
ResponderExcluirSou Instrutor da escola de Defesa Civil do RJ, e possuo gde experiência em desastres referentes aos fortes incrementos de precipitações hídricas como os que ocorreram no NE.
No mestrado em Defesa e Segurança Civil/UFF, que estou concluíndo podemos vislumbrar bons trabalhos na a´rea de assitência e admistração de crise e abrigos.
Estou nessa área desde 1997 e sou policial civil do RJ.
O que precisar e que eu possa contribuir de alguma forma estarei à disposição junto co os colegas dessa área.
Que Deus os proteja e os abençõe, pois só ele pode tudoe é com ele q devemos conar.
Fte abraço.
Alexandre de Alcantara
22-88244035/98139502/38339200/38312122
Bom Jesus do Itabapoana