O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) fará convênio com o governo de Alagoas no sentido de recuperar rodovias estaduais, que servirão de desvio enquanto o tráfego nas federais não for restabelecido. Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai ser feito um levantamento nas estradas e pontes de todo o estado para que seja apresentado um plano de trabalho de longo prazo.
Em Alagoas, segue a interdição no km 81 da BR-101, no município de Rio Largo, onde as cabeceiras da ponte sobre o rio Mundaú ruíram. Obras de recuperação começaram nesta quinta-feira (24/06), com previsão de se restabelecer o tráfego nos próximos 14 dias. O trânsito também está interrompido no km 18 da BR-416, em Colônia Leopoldina, onde equipes já trabalham e devem concluir serviços até 6 de julho. Todo o trânsito proveniente do Sul para o Nordeste ou em sentido contrário flui pelas BR 104 e 316.
Em Pernambuco, onde também será feito convênio com o governo estadual com vistas à recuperação de pontes e rodovias estaduais, o tráfego na BR-101 se encontra interrompido no km 185,6, na cidade de Palmares, onde duas pontes sobre o rio Una foram destruídas. Já o trânsito na divisa com Alagoas pela ponte sobre o rio Jacuípe, cuja cabeceira havia sido afetada, foi restabelecido no último dia 23.
Em paralelo, o DNIT realizou sinalização de informação a motoristas sobre áreas interditadas e alternativas de desvio, além de monitorar permanentemente a situação. O Exército, por sua vez, já providencia o deslocamento da Paraíba de uma ponte de 50m e equipamentos (um trator, um guindaste e duas enchedeiras), no sentido de atender demandas do governo estadual para restabelecer o acesso a sedes de municípios afetados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário