Brasília, 23/06/2010- O número de militares mobilizados pelo Ministério da Defesa para socorrer os flagelados pelas enchentes em municípios de Alagoas e de Pernambuco já supera o existente no Haiti, no momento em que houve o terremoto naquele país em janeiro último. Já são 1700 soldados do Exército, 300 dos quais estão em deslocamento para a região, e há outros 3 mil preparados para eventuais deslocamento de reforço. No Haiti, antes do reforço solicitado pela Organização das Nações Unidas, havia 1.300 militares brasileiros.
Além dos homens, foram destacados para o socorro ao Nordeste cinco helicópteros, dois hospitais de campanha e duas pontes militares metálicas, além de equipamentos menores, como geradores e caminhões. E à medida em que os governos locais realizarem os levantamentos de necessidades, reforços poderão ser feitos na estrutura de ajuda. “A determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é de colocarmos todo o contingente necessário à disposição das autoridades estaduais” afirmou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, durante visita de dois dias à região (22 e 23/6).
A mobilização militar começou na última sexta-feira (18/6), quando militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, atenderam aos apelos emergenciais dos governos locais para ajudar a salvar vítimas em situação de risco, especialmente as ilhadas pelas enchentes. Superada essa fase, a tarefa dos militares passou ser a de auxiliar as autoridades civis, juntamente com os demais órgãos federais, estaduais e municipais, na normalização das atividades e na prevenção de doenças.
Leia mais no site: www.defesa.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário