quinta-feira, 24 de junho de 2010

Ponte na divisa de PE e AL tem tráfego restabelecido

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou nessa quarta-feira (23/06), o tráfego na BR-101, no trecho da ponte sobre o rio Jacuípe, na divisa entre Pernambuco e Alagoas, estados atingidos por fortes chuvas, nos últimos dias. Nesta quinta-feira (24/06), o diretor-geral da autarquia, Luiz Antônio Pagot, representando o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, participou da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que sobrevoou regiões afetadas pelas enchentes.

A ponte sobre o rio Jacuípe, na BR-101, teve o aterro das cabeceiras afetado parcialmente, o que havia levado a sua interdição. Em Alagoas, o DNIT inicia nesta quinta-feira (24/06) a recuperação das cabeceiras da ponte sobre o rio Mundaú, km-81, que ruíram. O desvio está sendo feito pela BR-316.

Juntamente com a recuperação de pontos de erosão, retirada de árvores e reforço de pontes, o DNIT realiza a sinalização de advertência e informação aos usuários sobre as áreas interditadas e alternativas de desvio.

Confira, abaixo, a situação das rodovias federais, nos dois estados:

Pernambuco:
BR-101
- Tráfego restabelecido na ponte sobre rio Jacuípe, divisa PE/AL.
- A área das duas pontes sobre o rio Una (Palmares) levadas pelas águas está interditada. Em cerca de 10 dias, o DNIT deve concluir o projeto básico para reconstrução das pontes, que será contratado emergencialmente, com prazo de execução de até 150 dias. A alternativa para os motoristas é a PE 60.
- km 188,5 – km 185,8 (Palmares)- Nos próximos dias o DNIT inicia a restauração de um desvio, com a recuperação de uma ponte municipal, a fim de estabelecer, até o dia 20 de julho, o tráfego de veículos leves. Este trecho teve o pavimento danificado pelas chuvas, o que não impediu o tráfego de veículos, mas tornou-o precário. O DNIT já prepara o processo de recuperação imediata da rodovia, com prazo de execução calculado entre 60 e 90 dias.

Alagoas:
BR-101
- Interdição no km 81 (município de Rio Largo), onde a cabeceira da ponte sobre o rio Mundaú ruiu. O DNIT inicia nesta quinta-feira (24/06) os trabalhos de recuperação, que devem durar 45 dias. O desvio está sendo feito pela BR-316.
BR-416
- Interdição no km 18, em Colônia Leopoldina, onde foi registrado o rompimento da pista antes das chuvas. O DNIT havia iniciado os serviços de recuperação no dia 16 de junho. A previsão de restabelecimento do tráfego foi mantida para o dia 6 de julho.

Ministério dos Transportes
Assessoria de Comunicação
Fones: (61) 2029-7038/7039

Nenhum comentário:

Postar um comentário