terça-feira, 29 de junho de 2010

HCAMP atinge marca de 2 mil atendimentos em Pernambuco

Em uma semana, o Hospital de Campanha da FAB (HCAMP)chega a marca de mais de dois mil atendimentos na cidade de Barreiros, a 100 km de Recife, no Pernambuco.

Um dos municípios mais atingidos pelas enchentes na zona da mata pernambucana, Barreiros conta apenas com este hospital da Aeronáutica e alguns postos de saúde para prestar atendimento às vítimas.

"Os casos mais freqüentes até agora são de diarréia, vômito, febre e corte nos pés", relata o Coordenador Geral de Saúde, Coronel Médico Jorge Anníbal.

Com uma equipe de 52 pessoas, entre médicos de diversas especialidades, enfermeiros, seguranças e apoio, o HCAMP conta ainda com uma emergência, laboratório, rx e uma farmácia.

"Saí da consulta e já vou levar o remédio, isto ajuda muito, porque a gente não tem como nem onde comprar", disse Maria de Fátima Santana, que se feriu ao caminhar descalça na lama.

A chuva voltou a atingir Barreiros ontem e hoje. O rio Una subiu 4 metros e algumas áreas foram alagadas. Hoje, os médicos tiveram dificuldades para chegar ao HCAMP, localizado na parte mais alta da cidade.

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

2 comentários:

  1. Por favor, postem links de lugares em todo Brasil onde podemos fazer doações como de alimentos, roupas e móveis por ex. Sou de São Caetano do Sul e gostaria de saber se existe algum lugar aqui na minha cidade para ajudar.

    ResponderExcluir
  2. Cara Patileide,

    As Forças Armadas não recolhem donativos diretamente, mas prestam auxílio às autoridades da área de Defesa Civil. Desde o início do socorro, os militares tem feito transporte de donativos e distribuido nas regiões de difícil acesso, juntamente com os demais órgãos (bombeiros, voluntários, etc.). Mas sempre em atendimento às solicitações da Defesa Civil, Nacional e dos Estados, pois elas é que coordenam os trabalhos de socorro.
    Obrigado,
    José Romildo
    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério da Defesa

    ResponderExcluir